sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Lagar de Azeite

Hoje vamos falar do Lagar de Azeite.




O único lagar de azeite, de Chã de Alvares situa-se no Portalagem, neste momento não está a funcionar e entrou em estado de degradação.


O lagar de azeite é um dispositivo mecânico em que se processa a modificação da azeitona em azeite. Depois de apanhada a azeitona é limpa, (através de uma máquina faz-se a separação da azeitona e as folhas).
O azeite obtém-se a partir da azeitona, fruto da oliveira. São precisos, em média, 5 a 6 kg de azeitona para produzir um litro de azeite.
A azeitona é sujeita a vários processos de alterações mecânicos e físicos, sem criarem alguma mudança à sua composição, de modo a produzir o azeite. As etapas necessárias a percorrer são:
  • Apanha da azeitona - a oliveira é varejada ou ripada as azeitonas que caem sobre os panais que foram colocados com antecipação, as azeitonas após terem sido retiradas as folhas, são metidas em sacas.
  • Pesar a azeitonas - chegada ao lagar, são pesadas e metidas em tanques, é lavada e triturada modo a obter uma massa uniforme. É aquecida com água para uma melhor qualidade de azeite.
  • Encapachar - é pôr a pasta de azeitona nas seiras ou capachos. A pasta de azeitona, é espalhada de modo uniforme sobre as seiras que são colocadas umas sobre as outras num prato de uma prensa hidráulica.
  • Prensa de um lagar de azeite- os carrinhos são carregados com as seiras que contêm a pasta de azeitona, são colocadas na prensa, começa o processo de prensagem, as seiras são comprimidas de modo a proporcionar a separação entre sólidos e líquidos, consegue-se uma mistura de água e azeite de cor negra e o bagaço.
  • Bagaço da azeitona - o resíduo sólido obtido chama-se bagaço constituído por partes de polpa, epiderme (assentada celular que reveste a periferia de alguns órgãos vegetais, como o caule, as folhas, etc.) e caroço da azeitona. O bagaço serve para alimentar os porcos, para o lume (era usado como combustível para aquecer as caldeiras do lagar de azeite).
  • Separação do azeite - a separação entre o azeite, a água e as impurezas é lento. No lagar, vai-se empregar a dissemelhança das densidades entre a água e o azeite para se fazer uma primeira decantação, é armazenado em pequenos tanques ou depósitos, ficando em repouso durante 12 horas, tempo calculado como suficiente para o processo de decantação se completar separando a água do azeite. Nos processos tradicionais, a separação é verificada com uso de uma varinha de marmeleiro, possibilitando-se, assim saber onde acaba o azeite e começa a água. Introduz-se a varinha no azeite com movimentos de um lado para o outro, mergulhando-a cada vez mais. Enquanto há azeite, não há estremecimento na varinha, o seu movimento é suave e regular, logo que toca na água sente-se uma trepidação provocada pela diferente densidade encontrada. Em seguida o azeite é medido e entregue ao cliente, que tem pagar a poia (porção de azeite que se dá ao dono do lagar onde se moeu a azeitona).

Este processo é executado em lagares tradicionais.



Assina: Jerofe

Sem comentários: